Existem alguns pilares importantes para obtermos o engajamento das pessoas, como estamos no final do ano eu quero falar de dois que devem ser considerados:
Reconhecimento: fechar o ano reconhecendo as pessoas que fizeram a diferença é fundamental, mas, para isso, precisamos ser mais criativos e não seguir tanto os protocolos. O ser humano precisa se sentir único e especial. Portanto, não é suficiente fazermos aquelas avaliações e darmos o feedback com um discurso formal e já bem conhecido. O líder precisa conhecer a sua equipe e reconhecer cada um de uma forma personalizada. É preciso surpreender.
E quanto aqueles que não fizeram a diferença? Se você acredita no potencial precisa reconhecer as competências que não foram utilizadas na sua essência e fazer um acordo para o próximo ano. O líder precisa estar comprometido com o suporte que o profissional precisa para ter melhores resultados. Mas isso só funciona se a crença no desenvolvimento e na entrega forme verdadeiras.
Engajamento: Para um time estar engajado é preciso que haja um movimento do líder de envolver cada um dos profissionais na definição das metas para 2024. Conduza reuniões para ouvir sugestões, dê espaço para que eles se posicionem e que proponham metas. Entenda quais são os principais desafios, esteja aberto para ouvir novas ideias. Se você fizer isso da forma correta, certamente se surpreenderá com os aportes de cada uma das pessoas. Além das metas, vai descobrir quantas melhorias a empresa precisa e, portanto, terá, também, alguns projetos para serem conduzidos no próximo ano.
Nós da TD Company temos experiencia na condução desses processos e podemos preparar os seus líderes para isso.